COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE: ESTUDO DE CASO

Kastelli Pacheco Sperandio, Tauana de Oliveira Batista, Mariana Rezende Schuab, Sâmara França

Resumo


Melhorar a eficiência do processo construtivo e qualidade de seus produtos e, ainda, reduzir os custos é o que busca toda empresa de construção civil, principalmente nos períodos de crise do setor. Para isso, é necessário dar mais importância para o projeto, já que é considerado uma das primeiras etapas do processo de construção e tem papel fundamental na obtenção de qualidade final das edificações. Portanto, para que esses objetivos (eficiência no processo construtivo, qualidade final do produto e redução de custo) sejam alcançados, se faz necessária uma coordenação de projetos altamente eficaz. Nesse sentido, o presente trabalho, composto por um estudo exploratório, através da realização de uma pesquisa de campo, busca de conhecer como a coordenação de projetos está sendo desenvolvida atualmente e constatar as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano dessa atividade na cidade de Belo Horizonte.  Através de uma análise crítica e comparativa contatou-se que a teoria e prática da coordenação de projetos estão distantes, ainda que tenha havido gradativa aproximação devido à conscientização da importância e necessidade de realizar essa atividade. Visão sistêmica do empreendimento e de seus processos, comprometimento de todos os profissionais envolvidos no projeto e maior sentimento colaborativo e cooperativo entre eles são essenciais para que a coordenação de projetos obtenha sucesso.

Texto completo:

PDF

Referências


BERTEZINI, A. L. Métodos de avaliação do processo de projeto de arquitetura na construção de edifícios sob a ótica da gestão da qualidade. 193 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BRETAS, E. S. O processo de projetos de edificações em instituições públicas: porposta de um modelo simplificado de coordenação. 134 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

CASTRO, E. A. de. Coordenação de projetos no setor público – Estudo de caso na SUDECAP. 62 f. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

DINSMORE, P; NETO, F. H da S. Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar seu projeto com qualidade, dentro do prazo e custos previstos. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2013.

FRANCO, L. S. Aplicação de diretrizes de racionalização construtiva para a evolução tecnológica dos processos construtivos em alvenaria estrutural nãoar mada. 319 f. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

MAEDA, E. H. Avaliação da gestão em empresas de projeto arquitetônico no segmento do mercado imobiliário na cidade de São Paulo. 145 f. Monografia (MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Programa de Educação Continuada em Engenharia Escola Politécnica, São Paulo, 2006.

MELHADO, S. B. et al. Coordenação de projetos de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2005.

______ et al. Manual de escopo de serviços para coordenação de projetos. Disponível em . Acesso em outubro/2015.

______. Gestão, cooperação e integração para um novo modelo voltado à qualidade do processo de projeto na construção de edifícios. 235 f. Tese (Livre-Docência) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

______. Qualidade do projeto na construção de edifícios: aplicação ao caso das empresas de incorporação e construção. 294 f. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

______; AGOPYAN, V. O conceito de projeto na construção de edifícios: diretrizes para sua elaboração e controle. 20p. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. Departamento de Engenharia de Construção Civil (BT/PCC/139), São Paulo, 1995.

MERCADO CONSTRUÇÃO. Construção civil cresceu 74,25% nos últimos 20 anos, revela estudo do SindusCon-MG. 2014. Disponível em . Acesso em: outubro/2015.

NÓBREGA JUNIOR, C. L.;MELHADO, S. B. Coordenador de projetos de edificações: estudo e proposta para perfil, atividades e autonomia. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Paulo, c. 8, n.1, p. 69-89, jan-jun 2013.

OKAMOTO, P. S. Teoria e prática da coordenação de projetos de edificações residenciais na cidade de São Paulo. 182 f. Monografia (MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Programa de Educação Continuada em Engenharia, São Paulo, 2006.

PERALTA, A. C. Um modelo do processo de projeto de edificações, baseado na engenharia simultânea, em empresas construtoras incorporadoras de pequeno porte. 143 f. Tese (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 5 ed. Newtown Square, Pennsylvania, 2013.

REVISTA EXAME. Construção civil vive crise sem precedentes no Brasil. 2015. Disponível em . Acesso em: outubro/2015.

ROMANO, F. V. Modelo de referência para o gerenciamento do processo de projeto integrado de edificações. Gestão e Tecnologias de Projetos, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 23-46, nov. 2006.

SALGADO, M. S. Gestão do Processo de Projeto na Construção do Edifício – revisão 1. Apostila. GEPARQ – Grupo de Pesquisa Gestão em Projetos de Arquitetura, Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

SILVA, M. A. C; SOUZA, R. de. Gestão do processo de projeto de edificações. São Paulo: O Nome da Rosa, 2003.

SILVA, M.V. F. P; NOVAES, C. C.. A coordenação de projetos de edificações: estudos de caso. Gestão e tecnologias de projetos, v. 3, n. 1, p. 44-78, mai. 2008.

TAMAI, E. A. H. Análise de estudo de caso sobre coordenação de projetos. 78 f. Monografia (MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Programa de Educação Continuada em Engenharia, São Paulo, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.