PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE EM CRIANÇAS: RELATO DE UM CASO

Gabriela Simão Pires, Gladma Rejane Ramos Araújo da Silveira, Marianne Romagnoli Silva, Beatriz Gravina de Souza, Priscilla Silva Lima Simões, Caroline Partata Bittencourt, Fernanda Lima Ferreira, Amanda Castro Vieira

Resumo


O termo “Pneumonia Adquirida na Comunidade” (PAC) descreve uma infecção que acomete o parênquima pulmonar e que precisa ser diagnosticada e tratada em tempo hábil, para evitar complicações graves do quadro. A PAC pode ocorrer por uma variedade de microrganismos que colonizam o parênquima pulmonar. É de suma importância reconhecer a prevalência destes microrganismos de acordo com a faixa etária, para realizar um adequado esquema antimicrobiano. É importante ressaltar que a PAC é uma das infecções mais comuns na infância, podendo ocorrer desde o primeiro dia de vida. O diagnóstico da PAC envolve principalmente as manifestações clínicas e a radiografia do tórax. Exames laboratoriais como hemograma e proteína C reativa também podem auxiliar no diagnóstico. O objetivo deste artigo é descrever o caso de uma criança de 1 ano e 10 meses que apresentou quadro de pneumonia adquirida na comunidade, necessitando de internação hospitalar.

Texto completo:

PDF

Referências


BENGUIGUI, Yehuda. Infecciones respiratorias agudas: fundamentos técnicos de las estrategias de control. In: Serie HCT/AIEPI-8. OPS, 1997.

BULLA, A.; HITZE, K. L. Acute respiratory infections: a review. Bulletin of the World Health Organization, v. 56, n. 3, p. 481, 1978.

GRAU DE EVIDÊNCIA, A. Diretrizes brasileiras em pneumonia adquirida na comunidade em pediatria-2007. Thorax, v. 57, n. 1, p. i1-24, 2002.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA et al. Diretrizes brasileiras em pneumonia adquirida na comunidade em pediatria-2007. J. bras. pneumol, v. 33, n. supl. 1, p. s31-s50, 2007.

VICTORA, Cesar G. Fatores de risco nas IRA baixas. Benguigui Y, Antuñano FJL, Schmunis G, Yunes J, organizadores. Infecções respiratórias em crianças. Washington DC: Organização Pan-Americana da Saúde, p. 43-61, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.