A RESSOCIALIZAÇÃO DO APENADO NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA A CONDENADOS (APAC) DE MANHUAÇU SOB A PERSPECTIVA DE IMANNUEL KANT E JURGEN HABERMAS

Fernanda Franklin Seixas Arakaki, João Pedro Schuab Stangari Silva, Rinara Coimbra de Morais, Bárbara Ângelo Muratori, Paula Ester Pinheiro Genciano, Pedro Hott Nunes Sena, Raphaela Faustino Ferreira Alves

Resumo


Este artigo é resultado de um projeto de extensão, intitulado “A ressocialização do apenado na APAC de Manhuaçu sob a perspectiva de Imannuel Kant e Jurgen Habermas”, realizado por alunos do curso de Direito da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - FACIG, no ano de 2018, na Associação de Proteção e Assistência a Condenados - APAC de Manhuaçu. O presente trabalho tem como objeto à aplicação das perspectivas supracitadas na conscientização dos reeducandos, quanto aos seus direitos e aos seus valores na sociedade, objetivando-se a reinserção na sociedade de indivíduos conscientes de sua condição humana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo e de revisão bibliográfica, posto que pretende propor a humanização da vida prisional e a recuperação dos apenados.

Texto completo:

PDF

Referências


BUTELLI, Karyne Aranha Diniz. Projeto novos rumos na execução penal e o método APAC – uma abordagem jurídica e filosófica acerca da eficácia da lei 7210/84. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Direito do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade. Rio de Janeiro, 2011.

CRESWELL, John W.; PLANO CLARK, Vicki L. Pesquisas de Métodos Mistos. Porto Alegre: Penso, 2011.KANT DE LIMA, Roberto. Cultura Jurídica e Práticas Policiais: a tradição inquisitorial. 2011

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Banco Nacional de Monitoramento de Prisões. Brasília: CNJ, 2018. Disponível em: . Acesso em 26 maio 2018

FOUCAULT, Michel. Prisão. In: Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis-RJ: Vozes. 1997.

HABERMAS, Jürge. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HUPFFER, Haide Maria. O Princípio da Autonomia na ética Kantiana e sua recepção na obra Direito e Democracia de Jürgen Habermas. In: Revista Anima: Curitiba, v. V, p. 142-163, 2011.

MINAS GERAIS, Tribunal de Justiça. A execução penal à luz do método APAC. Organizadora: Desembargadora Jane Ribeiro Silva. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, 2011.

OTTOBONI, Mário. Vamos matar o criminoso?Método APAC. São Paulo: Paulinas, 2001.

ROLIM, M. Prisão e Ideologia: limites e possibilidade para a reforma prisional no Brasil. Revista de Estudos Criminais, nº12, Rio Grande do Sul, 2003.

ROUSSEAU, J. J. O Contrato Social. São Paulo: Editora Martins Fonte, 2001.

TJMG. Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Todo homem é maior que o seu erro. Projeto Novos Rumos de Execução Penal. Belo Horizonte: TJMG, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.