SÍNDROME DESTEVENSJOHNSON APÓS USO DE MEDICAÇÃO ANTICONVULSIVANTE – UM RELATO DE CASO.

Isabelle Vieira Pena, Evandro Vitor de Andrade, Augusto Zbonik Mendes

Resumo


Dentre os efeitos adversos dos anticonvulsivantes, a necrólise epidérmica tóxica e a síndrome de hipersensibilidade a droga são reações que se encontram mais associadas ao diagnóstico da Síndrome de Stevens Johnson, devido à doença ser imunologicamente mediada. As manifestações se apresentam em formas de lesões mucocutâneas, principalmente em mucosas, como boca e genitália. E sua terapêutica consiste em reconhecer e retirar o agente causador e tratar as lesões. O artigo relata uma paciente, de 35 anos, do sexo feminino que iniciou com quadro de lesões pruriginosas na região torácica, progredindo para abdome, dorso, face e membros associado a febre alta e acometimento mucoso, com 2 dias de evolução. Referia uso de Lamotrigina, há 2 semanas do início dos sintomas.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, J. A. A.; SAMPAIO, G. C. Stevens-Johnson syndrome associated with allopurinol and nimesulide: case report. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe. v.14, n.3, p. 59-64, 2014.

DRATELN, C. R. V.; et al. Abordajeterapéuticodel síndrome de necrólisis epidérmica tóxica, DermatologíaRev Mex.Guadalajara.v. 53, n. 6, p. 228-294, 2009.

EMERICK, M. F. B. et al. Síndrome de Stevens Johnson e NecróliseEpidêrmica Tóxica em um hospital do Distrito Federal, Revista brasileira de enfermagem. Brasília. v. 67, n. 2, p. 898-904, 2014.

GUEDES, D. M.; PINTO, R. M. F. Impacto Pessoal, Familiar e Social dos Deficientes Visuais em consequência da Síndrome de Stevens Johnson.Dissertação de Mestrado (Mestrado em Saúde Coletiva).RevistaCientíficaIntegrada – Unaerp Campus Guarujá. v. 1, p. 1-10, 2012

HARR, T.; French, L. E. Toxic epidermal necrolysis and Stevens Johnson Syndrome, Orphanet Journal of Rare Diseases,Switzerland. v. 39, n. 5, 2010

RODRIGUES, V.; NEVES, J. F.; BRITO, M. J. Síndrome de Stevens-Johnson e Ibuprofeno. Unidade de Infecciologia, Hospital de Dona Estefânia, Centro Hospital de Lisboa Central, EPE. 60 Congreso de laAsociaciónEspañola de Pediatría, 2011.

SOFI, F. A. et al. Lamotrigine-induced toxic epidermal necrolysis in a young

Epileptic, BMJ Case Reports. India. 2011.

SOUZA, L. C. N. A.; SILVA, B. C. L. Bronquiolite obliterante associada à Síndrome de Stevens-Johnson: relato de caso e revisão da literatura. Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Regional da Asa Sul. 2010.

YANG, C. W. et al. Long-term Sequelae of Stevens-Johnson Syndrome/Toxic Epidermal Necrolysis. ActaDermVenereol. v. 96, n. 4, p. 525-529, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.