VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Raissa Aparecida Fonseca, Agda Alves Maciel Dutra, Camilla Pinel Comper, Letícia da Silva Pinel, Núbia Amanso Evangelista, Thaysa kassis de Faria Alvim, Fernanda Franklin Seixas Arakaki, Andréia Almeida Mendes

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão do Núcleo de Prática Jurídica da FACIG em parceria com Conselho de ensino, pesquisa e extensão (CONSEPE) também da FACIG; possui como tema a violência doméstica contra a mulher. Um problema de nível mundial que perpassa todas as fronteiras e culturas é a violência; que em muitos lugares tem se intensificado principalmente devido aos efeitos culturais da globalização e da diminuição da submissão feminina. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo levar às mulheres de comunidades menos favorecidas o conhecimento de seus direitos e instigá-las a reagir contra o agressor e não aceitar a violência doméstica, a se desligarem desse mundo cruel de desprezo, dor e sofrimento e também levar a todos aos alunos de direito e também de outras áreas a terem mais conhecimento sobre o tema. Como metodologia de trabalho, foram realizadas reuniões e apresentação do tema junto à comunidade para mulheres do meio rural e urbano que, na maioria das vezes tem menos esclarecimento sobre lei e seus direitos por ela resguardados, principalmente no tocante a violência doméstica contra a mulher. Utilizamos de material doutrinário e pesquisas bibliográficas sobre o tema e o ordenamento jurídico vigente sobre o assunto.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Maria da Penha. Nº11.340, de 7 de agosto de 2007.

BRASIL. Constituição(1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

CARTA CAPITAL. Após Lei Maria da Penha, índices de assassinatos de mulheres continua alto. Disponível em: < http//: mairakubik. Cartacapital. Com. Br/2013/09/25/após-lei-maria-da-penha-indices-de-assassinatos-de-mulheres-continua-alto>acesso dia 29/07/2018.

CARVALHO, Patrícia Cunha Paz Barreto de. A relevância do Poder Judiciário como instrumento de efetividade da Lei Maria da Penha para a prevenção e combate da violência doméstica e familiar contra a mulher. Revista da EJUSE, n. 24, p. 65-71, 2016. Localização: AGU

JUSBRASIL. Violência contra a mulher: As suas Políticas Públicas e Aplicação da Lei Maria da Penha. Disponível em: https://erikacrcavalcante.jusbrasil.com.br/artigos/251026383/violencia-contra-mulher. Acesso em 16 out. 2018.

RIBEIRO Beto. Jovem é agredida pelo pai logo após o jogo do Brasil. Disponível em: < http://www.jornalvaleemfoco.com.br/noticia/2681-jovem-e-agredida-pelo-pai-logo-apos-o-jogo-do-brasil.html>. Acesso em 16 out. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.